José, o Lhasa Apso do ator Blota Filho

José, o filho do Blota Filho!

1) José! Por que o Blota Filho te deu esse nome, você sabe?
Papito me deu esse nome porque sempre due nome de gente pros animais que teve. Eu me chamo José Gregorio, mas ele e todo mundo me chama de Zé. E eu adoro.

2) Quando tempo faz que você está com o Blota e como foi esse encontro?
Papito me ganhou de presente de um amigão dele. Isso tem uns 8 anos já. Sou um jovem senhor já e cheio de energia.

3) Lhasa Apso é uma raça relativamente NOVA ou me enganei? Teve alguma cruza com pequinês?
Pedi pro meu Papito pesquisar sobre mim e meus antepassados.
A origem do Lhasa Apso se perdeu há muito tempo. Ele é uma raça antiga criada e reverenciada nas aldeias e mosteiros do Tibet. Sua história está entrelaçada com as crenças budistas, incluindo a crença na reencarnação. Dizia-se que as almas dos lamas entravam nos corpos sagrados dos cachorros após a morte, assim transmitindo um toque de reverência por esses cães. Os cães também tinham um papel de cães de guarda do mosteiro, emitindo um alerta para os visitantes, dando assim origem ao seu nome nativo de Abso Seng Kye (Cão-Leão Sentinela que Late). É possível que o nome ocidental da raça derive de seu nome nativo, embora alguns acreditem que seja uma corruptela da palavra tibetana “Rapso”, que quer dizer “cabra” (uma referência ao seu pelo lanoso). Na verdade, quando a raça chegou à Inglaterra, ele era chamado de Lhasa Terrier, embora não tenha nada de terrier. Os primeiros Lhasa Apsos foram vistos no mundo ocidental em 1930, junto com alguns dos primeiros que chegavam como presentes do 13º Dalai Lama. A raça foi aceita no grupo terrier do AKC em 1935, mas foi depois transferida para o grupo de cães não esportivos em 1959. Após um início lento, o Lhasa logo ultrapassou seus companheiros de raça tibetanos e se tornou um querido cão de estimação e de exposição.

4) Soube que você tem um companheiro na mesma casa, um poodle toy, né? Como é o nome dele?
Ah sim tem a Mitico uma toy que era da irmã do Papito e que ficou comigo aqui pra fazer companhia. Ela é é bem falante, até demais. E muito dengosa. Em off tenho ciúme dela com o Papito, mas ele sabe muito bem dividir a atenção pra gente.


Foto: a poodle Mitico

5) Vocês se dão bem ou fazem muita bagunça?
Somos muito pacatos. Eu tomo conta da casa toda, dou alertas quando os gatos da vizinha andam pelo telhado. E quando Papito chega dos trabalhos dele fico resmungando até ele vir me dar um abraço e ele sempre vem seja a hora que for. Ele abre a porta já dizendo: Já vai. calma meu filho. Pronto Papito chegou.

6) Quando o Blota  sai, ou viaja pra fazer peça ou novelas, vocês ficam sozinhos?
Não gosto quando o papito fica longe. Teve uma época que ele ficou muiiito tempo fora, estava trabalhando numa cidade com praia e sol. Era o que ele me dizia quando vinha. Mas ai tem sempre alguém que vem por comida, agua e brincar com agente. Quando o papito volta eu faço festa, pulo nele, corro pelo quintal, mas depois fico de mal dele um dia todo. E quando ele ia embora de novo eu ficava deitado olhando o portão o dia todo. kkkkkk É pra ele aprender a não ficar tanto tempo longe.

7) Me conte qual a arte que você já fez que o Blota ficou muito bravo contigo e se rolou castigo!
Papito fica chateado quando eu faço xixi na sala quando ele não está vendo. Mas não dá bronca só fala que é muito feio isso. Ele nunca me colocou de castigo nem bateu em mim , ele senta no quintal e fala: Ah meu filho poxa que feio, muito feio isso. Mas também eu faço xixi pra chamar atenção dele. Sou muito carente ( não conta pro Papito,hein?)

8) E sua comida? Só ração ou rola uns petiscos de agrado de vez quando?
Ração sim, sempre e água sempre fresquinha que ele troca 3 vezes por dia e se está muito quente ele coloca pedrinhas de gelo na água. E tem biscoitinhos pra cachorros que adoro. Ele sempre tem no armário do quintal de vários sabores. É só ele falar: Quem quer biscoito e eu saio pulando nas pernas dele e a Mitico fala bem alto: eu ,eu eu. Papito sempre fala: "Pode faltar comida pra mim, mas pra vocês NUNCA vai faltar, tá?" E não falta mesmo.

9) Conte-nos o que você mais gosta no Blota e ele em você!
Eu adoro quando é inverno ele dorme com a gente na cama dele. Ele penteia meus pelos. Sempre fala que eu sou o companheiro dele e sempre me faz carinho quando vem no quintal. Joga bola comigo, mas eu gosto só um pouquinho depois fico só olhando. Tem uma época de muito barulho no céu sabe, estoura um monte de luzes coloridas, ai ele pega a gente põe no colo na sala e fica fazendo carinho e dizendo: Vai acabar vai passar e ai passa. Ele sempre me diz que os meus lambeijos são os mais queridos do mundo. E que adora as mordidinhas levinhas que eu dou na mão dele. As vezes ele está triste, senta no quintal e fica fazendo carinho na gente, chorando e dizendo: Vai dar tudo certo tá. Papito vai conseguir comprar comidinha pra vocês. Eu fico olhando e ai deito no colo dele e dou vários lambeijos

10) Está comprometido, tem filhos ou isso nem passa pela sua cabeça?
Não. Nunca casei e nem tenho filhos. Papito bem que tentou mas eu não quero não. Sou como o Papito solteirão. Ele um dia disse pra mim : Papai nunca vai ter alguém porque você e a Mitico são o exemplo do que é amor de verdade, sem interesse. Eu não entendi nada, mas ganhei biscoitinhos depois disso..

Obrigada e deixe uma mensagem pra nossos leitores, José!
Muito obrigado a todos vocês pelo carinho que tem com meu pai e agora por mim. Nossa fiquei todo prosa em dar essa entrevista, porque é sempre o papito que fala com umas pessoa que, as vezes, vem aqui e tiram foto dele e tudo.

Sobre o papai:

Blota Filho: ator e "papito"

 

Última modificação emSegunda, 09 Fevereiro 2015 21:37
(2 votos)
Ler 2412 vezes

2 comentários

  • Narjara Turetta
    Narjara Turetta Domingo, 14 Junho 2015 14:49 Link do comentário

    Pode deixar Miriam! Teremos a Paola Oliveira que pega gatos na rua! Já entrei em contato com a Tatá que pega gatos também! É bacana adotar,né? O Tadeu Aguiar adotou, a Neusa Maria Faro, já leu? Apareça sempre! Beijos!

  • Mirian Andrade
    Mirian Andrade Quarta, 10 Junho 2015 20:58 Link do comentário

    Narjara, boa noite!
    Sua ida hj na Fatima me levou a conhecer seu blog!
    Amei as historias dos famosos e seus PETS!!!!
    Conte mais sobre os famosos que adotaram para tirarmos os anjos de 4 patas da rua e despertar mais amor neste planeta!!!!
    Obrigada!!!!![]
    Sucesso na sua vida!!!!!
    Mirian

Deixe um comentário

Log in

fb iconLog in with Facebook
create an account